quinta-feira, maio 31

Dia Mundial da Criança...



O Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de Junho, foi criado para que, entre outras, situações como a desta imagem não continuem a acontecer.
Nesta data, nasceram ainda Marylin Monroe, Morgan Freeman e Alanis Morrissette e morreu Camilo Castelo Branco. Em 1967, os Beatles lançaram o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Variado, não?

Por isso, e para festejar, aqui têm mais um desafio do grandioso concurso:

ADIVINHA:

Branco, brancal,
Não tem porta nem portal.
Redondinho, redondinho,
Como a pedra de um moinho?

PROVÉRBIO:

Solha em Janeiro...????

E um pequeno exercício para as meninges... Divirtam-se!

Vamos não fumar...?

Todos os anos, o Dia Mundial sem Tabaco é patrocinado pela Organização Mundial de Saúde com o intuito de chamar a atenção para o peso global do tabaco na saúde das populações. A iniciativa deste ano centra-se na problemática do fumo passivo e realça os progressos feitos em todo o mundo na protecção dos não-fumadores, nomeadamente com o avanço das políticas anti-tabágicas.
Em Junho de 2006 a OMS publicou um relatório As Consequências na Saúde da Exposição Involuntária ao Fumo de Tabaco. O relatório conclui que o fumo passivo é causa de morte prematura e doença em crianças e adultos não-fumadores. Para além disto, o relatório afirma que não existem mínimos de segurança e só a eliminação total do tabaco em espaços interiores protege eficazmente quem não fuma. O relatório acrescenta que outro tipo de abordagens, nomeadamente a separação dos fumadores e a ventilação dos edifícios, não se revelam eficazes.
Ao relatório de 2006 seguiu-se o estabelecimento de leis anti-tabágicas em muitos países e jurisidições locais. O relatório também encorajou empresários e empresas, incluindo algumas cadeias de hotéis importantes, a adoptarem voluntariamente políticas anti-fumo.
O tabaco é a segunda causa de morte no mundo e mata 12.000 portugueses por ano.
Para além destes efeitos óbvios, o fumo do tabaco ataca as cordas vocais, degradando a voz, e a circulação venosa, em especial nos membros inferiores o que, a médio prazo, provoca sérias limitações ao andar.
Por isso, vocês que querem ser actores, pensem nisto: o tabaco ataca os pulmões (diminui a capacidade respiratória), a voz (need I say more?) e as pernas… Acho que me fiz entender.
Além de que está caríssimo, pelo que implica um esforço financeiro que talvez fosse mais agradável fazer noutras coisas, com resultados mais simpáticos…

O Faroeste na cozinha...

Aqui vão uns mestre-cucas diferentes:

Os Kitchen Cowboys são uma banda alemã, de Hamburgo. Cantam “canções de amor e canções de dor, em todo e qualquer sítio onde haja fichas eléctricas”. Someone, someday é uma canção acústica excelente e melodiosa.

Kitchen-sink drama...



















Ora digam-me lá se este lava-louças não é dramático? E muito teatral...

Cobre, pedra, madeira... três materiais que ficam sempre muito bem em cena!

quarta-feira, maio 30

O campo de batalha deve estar arrumado...

Mise-en-place (literalmente "pôr no sítio") é um termo de cozinha francês que quer dizer “ter à mão” tudo o que é preciso para se poder preparar um refeição, antes de começar a cozinhar. Numa cozinha comercial, onde há que preparar e servir rapidamente e com eficácia grande quantidade de refeições apetitosas, atraentes e saborosas, as coisas têm de estar não só prontas, como ao alcance da mão do cozinheiro.
“Ao alcance da mão” é o conceito-chave. Não serve de nada ter os alimentos preparados para cozinhar… e na outra ponta da cozinha. Um bom cozinheiro não anda muito. Tudo aquilo de que necessita está perto de si, num único local – o movimento é minimizado, a eficácia e a velocidade são maximizados.Tudo o que está dentro de uma cozinha industrial bem conseguida foi desenhado a partir do conceito de mise-en-place – um conceito que se aprende nos primeiros dias da escola de hotelaria. Cada bloco tem tudo o que é necessário para confeccionar uma refeição e tudo ao alcance da mão e do olhar do cozinheiro. Isto significa, entre outras coisas, que cada área tem o seu próprio frigorífico, caixote do lixo, lava-louças, bancada de corte, balcão de composição e fogão.

segunda-feira, maio 28

Aula extraordinária...

A pedido do professor que dirige a cozinha onde todos são aprendizes, na próxima segunda-feira, dia 4 de Junho, a Bruxa vai mostrar o filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin. Por razões de horário, espera-se que as duas turmas estejam presentes ao mesmo tempo. Teremos de nos arrumar com jeitinho na sala de TIC.

domingo, maio 27

Um colega inglês...

... no Algarve.

A revista Visão da semana passada conta a sua história. Vejam lá se alguma coisa lhes parece familiar...

sábado, maio 26

E agora...

... a outra notícia por que todos esperavam: a Bruxa fechou a Despensa! Vão lá ver as últimas compras...

Mais colegas...

Aqui têm umas fotografias tiradas da página oficial do Empregado do Mês, que vos mostram dois momentos de uma cozinha alemã. Foi no Theater der Klänge, em Düsseldorf e estreou no dia 29 de Novembro de 1990.






sexta-feira, maio 25

Finalmente...

Muito bem, é oficial: hoje, dia 25 de Maio, teremos o primeiro ensaio d’A Cozinha. É verdade que é um ensaio de leitura, não há palco à vista. Mas é o princípio da caminhada que levará todos os aprendizes para cima do dito, numa refeição que se espera memorável.
A Bruxa estará convosco, claro, e assim continuará. Mas, já que vamos começar, aqui ficam duas imagens – gentilmente cedidas pelo Museu Nacional do Teatro – da cozinha que, no nosso país, precedeu a vossa. Como sabem, foi encenada pela Luzia Maria Martins, no Teatro Estúdio de Lisboa, e estreou no dia 2 de Fevereiro de 1971, após muitas lutas com a censura, problema que hoje vocês (nós) não têm. Aqui ficam...

É um brinde para todos... uma prendinha da Bruxa...

quinta-feira, maio 24

Lenda da origem do chá...

A história começou na China antiga, há mais de 5.000 anos. Segundo a lenda, o imperador Shen Nung era um governante hábil, um cientista criativo e patrocinava as artes. As suas leis esclarecidas incluíam, entre outras coisas, a obrigatoriedade de, por razões de higiene, se ferver toda a água para beber. Num dia de Verão, estando ele de visita uma região remota do seu reino, parou para descansar com a sua corte. Obedecendo à lei, os criados começaram a ferver água para a corte beber. Durante o processo, caíram no recipiente umas folhas secas de um arbusto próximo e o líquido adquiriu uma cor castanha. Sendo um cientista, o imperador interessou-se por esse líquido, bebeu uma parte e considerou-o muito refrescante e agradável. E foi assim que, segundo a lenda, se criou o chá. Para saberem mais da sua história, deitem aqui uma espreitadela.

E qual era então o nome do arbusto que assim deixou cair algumas folhas e inventou uma bebida tão agradável e que goza de justa popularidade mundial? Era uma camelia sinensis, um arbusto que cresce em variadas partes da Ásia. Em Portugal, também os Açores produzem a planta a partir da qual fazemos tão deliciosa bebida. E nem vou argumentar com os variados benefícios do chá!


Em 1662, a princesa portuguesa Catarina de Bragança casou com o rei de Inglaterra, Carlos II e no dote levou,

entre outras coisas, o hábito de beber chá que os marinheiros do seu país traziam do outro extremo do mundo. E é um texto escrito a partir da vida desta mulher que agora podem ir ver ao Museu Conde Castro Guimarães: A Rainha do Chá. Vá lá, gente... vem aí o fim-de-semana e ir ao teatro vale sempre a pena!

Santos da casa...

Temos passeado por muitos assuntos culinários e gastronómicos, mas temos esquecido a vila onde todos - melhor ou pior! - vivemos e trabalhamos: Cascais. Por isso, 'bora lá dar uma voltinha por um dos acontecimentos mais pitorescos que por cá se passam todas as semanas: o mercado saloio.
E uma proposta da Bruxa: para os aprendizes que querem ser mestres-cucas ou lá perto, que tal dar uma volta até lá? Os preços são simpáticos, as flores sensacionais e a gente deliciosa. Tudo se passa à quarta-feira de manhã e, em versão reduzida, ao sábado. Fica aqui uma amostra. Cortesia da Lifecooler

quarta-feira, maio 23

O seu a seu dono...


Dado o avanço do trabalho de (alguns) aprendizes, seria talvez boa ideia começarem a pensar em irem organizando a vossa bibliografia. Façam a lista dos textos (com indicação do respectivo autor) que utilizaram, incluindo os que estão na Despensa ou aqui, na Cozinha e que vocês tenham utilizado. No fim de cada texto existe essa indicação. E é preciso também indicarem a data em que o texto foi publicado num dos dois blogues.

Já aqueles textos que vocês terroristamente foram buscar fora do que está na Despensa, têm de indicar o endereço da Net de onde o tiraram e a DATA em que o consultaram.

Para não falar das indicações dos livros que vocês (não) consultaram. Têm de ter tudo bem indicadinho numa secção do vosso trabalho, intitulada, muito originalmente, bibliografia...

Dentro de poucos dias, a Bruxa dará por encerrada a publicação de material nas prateleiras da Despensa. Mas ainda faltam uma ou duas coisinhas...

Entre as 7 maravilhas e o comer... ou não!

PORTUGAL

Ó Portugal, se fosses só três sílabas,
linda vista para o mar,
Minho verde, Algarve de cal,
jerico rapando o espinhaço da terra,
surdo e miudinho,
moinho a braços com um vento
testarudo, mas embolado e, afinal, amigo,
se fosses só o sal, o sol, o sul,
o ladino pardal,
o manso boi coloquial,
a rechinante sardinha,
a desancada varina,
o plumitivo ladrilhado de lindos adjectivos,
a muda queixa amendoada
duns olhos pestanítidos,
se fosses só a cegarrega do estio, dos estilos,
o ferrugento cão asmático das praias,
o grilo engaiolado, a grila no lábio,
o calendário na parede, o emblema na lapela,
ó Portugal, se fosses só três sílabas
de plástico, que era mais barato!
Doceiras de Amarante, barristas de Barcelos,
rendeiras de Viana, toureiros da Golegã,
não há "papo-de-anjo" que seja o meu derriço,
galo que cante a cores na minha prateleira,
alvura arrendada para o meu devaneio,
bandarilha que possa enfeitar-me o cachaço.


Portugal: questão que eu tenho comigo mesmo,
golpe até ao osso, fome sem entretém,
perdigueiro marrado e sem narizes, sem perdizes,
rocim engraxado,
feira cabisbaixa,
meu remorso,
meu remorso de todos nós...

Alexandre O'Neill

terça-feira, maio 22

Depois do Campeonato, antes da Taça...

Já há muito tempo que não há um desafio do grandioso concurso. Por isso, aqui fica ele, à espera das vossas propostas...

ADIVINHA:
Qual é neste mundo o ser
que não faz senão comer?

PROVÉRBIO:
Quem não é para comer...?????

Guias de marcha...


Aqui vão mais guias de marcha:

Para dia 30 de Maio:
A Bruxa marca encontro com o Edgar, João Vilas, Marta, Pedro e Sara da Turma B.
E marca também encontro com o Rafael, o Zé Redondo, o Lobão, a Naura e o Sérgio.
E no dia 1 de Junho, a Bruxa espera ver a Joana Câncio, o Fernando, a Joana Matias, a Elisa e a Binha...

Mais datas - Turma A



A Bruxa avisa os aprendizes Laura, Maria, Rafaela, Celina e Tomás de que terão de se apresentar ao serviço, munidos do trabalho que fizeram, nas instalações do costume, à madrugadora hora das 9 da manhã no dia 25 de Maio. Por favor, não se percam!

segunda-feira, maio 21

Famílias gustativas...

A Bruxa não sabia mas, ao que parece, anda pela RTP1 um senhor que é da família: também ele se dedica a saber coisas sobre os alimentos. Já deu "aulas" sobre chocolate, arroz e pão. Para a semana falará de azeite...

O programa chama-se O Sentido do Gosto e passa ao domingo de manhã. Tem convidados, fala da história do alimentos e a conversa é animada...

domingo, maio 20

E um Kevin musical...


E este é Craig Adams, o Kevin da gravação do musical The Kitchen, estreado em 2000.

O primeiro Peter...


Lembram-se do Jeremy Brett, o Sherlock Holmes da série televisiva e, para os amantes do género, o jovem aristocrata, apaixonado por Eliza em My Fair Lady? Pois é... ele foi o primeiro Peter, aquele que pisou o palco do Royal Court Theatre em 1961! Aqui vão algumas fotografias...

quinta-feira, maio 17

Aviso à navegação...

É chegada a hora de todos vocês começarem a fazer as vossas bibliografias. Não se esqueçam: endereços de Net têm de ter data! Se não tiverem, servem de MUITO pouco.

Também quero o comentário feito a partir do texto da Despensa "O pão de cada dia". A próxima aula individual será a última para todos. Por isso, é bom que o trabalho venha pronto! Ou quase...

Novas datas...


Agora que a primeira ronda de aulas individuais está a terminar, a Bruxa vem avisar os aprendizes Ana Isa, André Afonso, Marisa, Nádia, Paula e Mário que os espera - com mais trabalho, claro! - no dia 25 de Maio.

Vão prestando atenção ao que por aqui vai, porque vão começar a surgir novas datas para TODOS os aprendizes.

Já que estamos em época de trabalho...

... aqui fica uma sugestão de fruta vinda de um colega do que será a colheita de 2008! Ora digam lá que não é divertida? Gosto especialmente do suricate.

A descrição do licor feito a partir desta fruta veio daqui. Cá vai ela, apesar de estar em brasileiro:

Amarula é puro feitiço. Tão singelo como os mitos e lendas que lhe deram origem. A história do licor começou em 1989 quando o sofisticado licor, destilado da exótica fruta da árvore africana maruleira, misturado com creme fresco, que resulta em um produto cremoso, estável, rico e macio, foi introduzido no mercado da África do Sul pela empresa Distillers Corporation. A árvore maruleira é conhecida na África como Elephant Tree, chamada assim pela predileção dos animais por essa fruta, o que explica o elefante na embalagem do produto. O produto cresceu rapidamente e se tornou um grande sucesso no mundo inteiro. O Amarula é o segundo em vendas mundiais no segmento de licores cremosos, estando presente em mais de 150 países ao redor do mundo. Amarula ficou conhecido como The Spirit of África.

quarta-feira, maio 16

Atenção, avaliações à vista...


À medida que foram tendo as sessões de trabalho individuais, POR FAVOR, mandem o trabalho que fizeram nas aulas à Bruxa. Neste momento, faltam-me trabalhos corrigidos de alguns dos alunos que já fizeram essas sessões... Preciso de tudo na caixa do correio até à meia-noite de quinta-feira. A reunião de avaliação é no sábado. Vão às vossas caixas do correio e lá encontrarão uma mensagem a dizer de quem me falta trabalho...

terça-feira, maio 15

As coisas que vocês (não) comem...

Agora que se aproxima o calor, chegou a altura de falar da bela da salada. É fresca, é leve, é saudável, é colorida e… muito teatral!
Não dá quase trabalho nenhum, poupa imenso no gás e as hipóteses são imensas. Podemos ter a clássica combinação de tomate, mozarella, manjericão, sal e azeite:


Temos salada portuguesa,

salada com carne (frango, neste caso),
e chouriço:

De gambas, aqui de Cascais








A salada russa:

E, para terminar, a salada de polvo:
Claro que, para terminar, nada melhor do que uma bela salada de frutas. Mas com essas não há problemas, não é?

Já agora, uma proposta: quem é capaz de mandar à Bruxa a receita de salada mais original e colorida? Assim, depois de lhe terem recomendado um livro e um filme, poderão ter a certeza de que contribuíram para a alimentação da Bruxa durante o Verão! O cianeto e a estricnica NÃO fazem parte dos alimentos recomendados! Vá lá... digam-me quem são os cozinheiros encartados e contribuam para a variedade da minha mesa...

Introdução e Notas...



Já está n'A Despensa o texto da introdução da peça, da autoria do Empregado do Mês...

Bom dia...


A Bruxa pede a todos que vão ver o que os clientes d"a Morte do Leiteiro" lá deixaram e convida-os a seguirem a sugestão...