sexta-feira, julho 13

Sexta-feira, dia 13

Os ingleses, que têm palavras para tudo, têm uma palavra para o medo fóbico do número 13 ou de datas como a de hoje: dia 13, sexta-feira. A palavra é triskaidekaphobia e pode ser que exista em português, mas a Bruxa não encontrou a solução, apesar dos vários catarpácios consultados. Por isso, ela aqui fica no original. Se alguém encontrar a tradução, a Bruxa agradece a ajuda…
Triskaidekaphobia vem do grego Greek treiskaideka, treze (treis, três + kai, e + deka, dez) + phobos, fobia (medo).

"Treze pessoas, determinadas a eliminar a triskaidekaphobia, reuniram-se hoje para ajudar os americanos que sofrem desta perturbação, arrendando 13 pés quadrados de terreno em Brooklin, por 13 cêntimos… por mês." -- Daily Telegraph, 14 de Janeiro, 1967

Desastres passados ligados ao número 13 dificilmente ajudam os triskaidekaphobics a ultrapassar o seu medo. O mais famoso foi o da missão Apolo 13, que descolou no dia 11 de Abril de 1970 (a soma de 4+11+70=85 e 8+5=13), do Pad 39 (13X3) às 13h13m hora local e que explodiu no dia 13 de Abril.

“É apenas pouca sorte que o dia 13 caia tantas vezes a uma sexta-feira” [comentário sem comentários…], Electronic Telegraph, 8 de Setembro de 1996.
Nos países cristãos, o número 13 era considerado azarado porque na Última Ceia estiveram presentes 13 pessoas. As sextas-feiras também são um mau dia porque a Crucificação aconteceu numa sexta-feira. Daí que sextas-feiras, dias 13 sejam consideradas dias particularmente difíceis. Alguns famosos sofredores desta fobia:



Napoleão
Herbert Hoover
Mark Twain
Richard Wagner
Franklin Roosevelt

8 comentários:

Sofia disse...

Eu tenho tanto esta fobia, que só me lembrei que era sexta-feira 13 quando vim aqui ao blog. E já era dia 14. Fiquei triste porque já não tive oportunidade de realizar os meus rituais de pânico.
De qualquer forma, obrigada pelo aviso. Da próxima, estarei mais atenta.

Gaius disse...

LOL! Só me lembrei que ontem foi treze hoje, quando vi que era 14!! =P

Anónimo disse...

Eu nasci a uma sexta-feira 13. Portanto... muita sorte para uns, pouca sorte para outros.

A Bruxa das PAPs disse...

Mas que surpresa agradável! A Bruxa achava que já não tinha leitores!
Um abraço para os distraídos das datas e um beijinho para o nascituro em dia tão... especial!

Sofia disse...

Eu aposto que o nosso amigo Redondo também só se apercebeu que tinha nascido numa sexta-feira 13 uns anos depois. Ele é que é mesmo distraído. Eu e o Eric, ao menos, ainda nos apercebemos no dia seguinte!

E, CLARO, que ainda tem leitores. Mas sim, às vezes, eu também acho que deixei de ter, até que aparece um comentário ou outro muito de vez em quando.

Beijinhos e abraços.

Ps. Sinto-me injustiçada por ter de dividir o meu abraço com o outro distraído: "Um abraço para os distraídos das datas".

A Bruxa das PAPs disse...

Vá lá... partilhar é bom... snif, snif!

Gaius disse...

Mas a bruxa, como tal, poderia distribuir mais um abraço ou então um abraço maior! =P

Mas eu não me importo de dividir o meu abraço com a Sophia, assim ficamos até mais juntos, não é?

Estou ansioso pelo resultado da ortografia.

A Bruxa das PAPs disse...

A Bruxa não é, repito, NÃO É infinita ou inesgotável. Para dizer a verdade, a Bruxa está a ficar bastante esgotada... Por isso, sejam lá económicos que o tempo não anda para esbanjamentos e dividam-me lá esse abraço!
O resultado da ortografia está a caminho...