
ADIVINHA:
Branco, brancal,
Não tem porta nem portal.
Redondinho, redondinho,
Como a pedra de um moinho?
PROVÉRBIO:
Solha em Janeiro...????
E um pequeno exercício para as meninges... Divirtam-se!
Um livro de receitas para os alunos da escola ali para os lados da Amoreira.

Todos os anos, o Dia Mundial sem Tabaco é patrocinado pela Organização Mundial de Saúde com o intuito de chamar a atenção para o peso global do tabaco na saúde das populações. A iniciativa deste ano centra-se na problemática do fumo passivo e realça os progressos feitos em todo o mundo na protecção dos não-fumadores, nomeadamente com o avanço das políticas anti-tabágicas.
Mise-en-place (literalmente "pôr no sítio") é um termo de cozinha francês que quer dizer “ter à mão” tudo o que é preciso para se poder preparar um refeição, antes de começar a cozinhar. Numa cozinha comercial, onde há que preparar e servir rapidamente e com eficácia grande quantidade de refeições apetitosas, atraentes e saborosas, as coisas têm de estar não só prontas, como ao alcance da mão do cozinheiro.
A pedido do professor que dirige a cozinha onde todos são aprendizes, na próxima segunda-
feira, dia 4 de Junho, a Bruxa vai mostrar o filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin. Por razões de horário, espera-se que as duas turmas estejam presentes ao mesmo tempo. Teremos de nos arrumar com jeitinho na sala de TIC.
Aqui têm umas fotografias tiradas da página oficial do Empregado do Mês, que vos mostram dois momentos de uma cozinha alemã. Foi no Theater der Klänge, em Düsseldorf e estreou no dia 29 de Novembro de 1990.

É um brinde para todos... uma prendinha da Bruxa...

A história começou na China antiga, há mais de 5.000 anos. Segundo a lenda, o imperador Shen Nung era um governante hábil, um cientista criativo e patrocinava as artes. As suas leis esclarecidas incluíam, entre outras coisas, a obrigatoriedade de, por razões de higiene, se ferver toda a água para beber.
Num dia de Verão, estando ele de visita uma região remota do seu reino, parou para descansar com a sua corte. Obedecendo à lei, os criados começaram a ferver água para a corte beber. Durante o processo, caíram no recipiente umas folhas secas de um arbusto próximo e o líquido adquiriu uma cor castanha. Sendo um cientista, o imperador interessou-se por esse líquido, bebeu uma parte e considerou-o muito refrescante e agradável. E foi assim que, segundo a lenda, se criou o chá. Para saberem mais da sua história, deitem aqui uma espreitadela.
um arbusto que cresce em variadas partes da Ásia. Em Portugal, também os Açores produzem a planta a partir da qual fazemos tão deliciosa bebida. E nem vou argumentar com os variados benefícios do chá!
no dote levou,
entre outras coisas, o hábito de beber chá que os marinheiros do seu país traziam do outro extremo do mundo. E é um texto escrito a partir da vida desta mulher que agora podem ir ver ao Museu Conde Castro Guimarães: A Rainha do Chá. Vá lá, gente... vem aí o fim-de-semana e ir ao teatro vale sempre a pena!
Temos passeado por muitos assuntos culinários e gastronómicos, mas temos esquecido a vila onde todos - melhor ou pior! - vivemos e trabalhamos: Cascais. Por isso, 'bora lá dar uma voltinha por um dos acontecimentos mais pitorescos que por cá se passam todas as semanas: o mercado saloio.
PORTUGAL
a desancada varina,
Doceiras de Amarante, barristas de Barcelos,

A Bruxa não sabia mas, ao que parece, anda pela RTP1 um senhor que é da família: também ele se dedica a saber coisas sobre os alimentos. Já deu "aulas" sobre chocolate, arroz e pão. Para a semana falará de azeite...
É chegada a hora de todos vocês começarem a fazer as vossas bibliografias. Não se esqueçam: endereços de Net têm de ter data! Se não tiverem, servem de MUITO pouco.


salada com carne
(frango, neste caso),
e chouriço:
De gambas
, aqui de CascaisE, para terminar, a salada de polvo:
Claro que, para terminar, nada melhor do que uma bela salada de frutas. Mas com essas não há problemas, não é?
Já agora, uma proposta: quem é capaz de mandar à Bruxa a receita de salada mais original e colorida? Assim, depois de lhe terem recomendado um livro e um filme, poderão ter a certeza de que contribuíram para a alimentação da Bruxa durante o Verão! O cianeto e a estricnica NÃO fazem parte dos alimentos recomendados! Vá lá... digam-me quem são os cozinheiros encartados e contribuam para a variedade da minha mesa...