quinta-feira, maio 10

Quem disse que a fruta não está cara?

Uma aguarela de Cézanne, da parte final do seu trabalho, foi vendida por mais de 25 milhões de dólares num leilão de arte em Nova Iorque.

Segundo a leiloeira Sotheby’s, o trabalho sobre papel Nature Morte au Melon Vert, estabeleceu um novo máximo de preços para o autor impressionista em trabalhos deste género.

Paul Cézanne (1839-1906) foi um pintor francês, nascido em Aix-en-Provence. Contemporâneo e amigo de Zola, estudou Direito em Aix entre 1859 e 1861, ingressou no banco do pai e, em 1862, por sugestão de Zola, foi para Paris estudar na Académie Suisse. Aí conheceu o círculo de pintores que girava em torno de Manet mas descobriu não estar perfeitamente de acordo com eles e, por isso, passou a trabalhar sobretudo em Aix, fazendo visitas esporádicas a Paris onde expôs na primeira e terceira exposições Impressionistas, em 1874 e 1877.
No último período do seu trabalho deu ênfase às formas básicas da Natureza – o cilindro, a esfera, o cone – construindo os seus quadros a partir de uma série ritmada de planos de cor, pintando não a luz mas a forma plástica, tendo vindo a ser um precursor do Cubismo.
A fruta foi um dos seus temas favoritos, uma vez que explorava precisamente as formas básicas a que deu primazia.

Sem comentários: