quinta-feira, maio 31

Vamos não fumar...?

Todos os anos, o Dia Mundial sem Tabaco é patrocinado pela Organização Mundial de Saúde com o intuito de chamar a atenção para o peso global do tabaco na saúde das populações. A iniciativa deste ano centra-se na problemática do fumo passivo e realça os progressos feitos em todo o mundo na protecção dos não-fumadores, nomeadamente com o avanço das políticas anti-tabágicas.
Em Junho de 2006 a OMS publicou um relatório As Consequências na Saúde da Exposição Involuntária ao Fumo de Tabaco. O relatório conclui que o fumo passivo é causa de morte prematura e doença em crianças e adultos não-fumadores. Para além disto, o relatório afirma que não existem mínimos de segurança e só a eliminação total do tabaco em espaços interiores protege eficazmente quem não fuma. O relatório acrescenta que outro tipo de abordagens, nomeadamente a separação dos fumadores e a ventilação dos edifícios, não se revelam eficazes.
Ao relatório de 2006 seguiu-se o estabelecimento de leis anti-tabágicas em muitos países e jurisidições locais. O relatório também encorajou empresários e empresas, incluindo algumas cadeias de hotéis importantes, a adoptarem voluntariamente políticas anti-fumo.
O tabaco é a segunda causa de morte no mundo e mata 12.000 portugueses por ano.
Para além destes efeitos óbvios, o fumo do tabaco ataca as cordas vocais, degradando a voz, e a circulação venosa, em especial nos membros inferiores o que, a médio prazo, provoca sérias limitações ao andar.
Por isso, vocês que querem ser actores, pensem nisto: o tabaco ataca os pulmões (diminui a capacidade respiratória), a voz (need I say more?) e as pernas… Acho que me fiz entender.
Além de que está caríssimo, pelo que implica um esforço financeiro que talvez fosse mais agradável fazer noutras coisas, com resultados mais simpáticos…

14 comentários:

miguel graça disse...

Como forma de protesto contra uma vida saudável e cinzenta, como forma de dizer «não» a quem nos quer punir por não corrermos 3 km por dia, não comermos porcarias macrobióticas nem termos um sorriso estampado no rosto de cada vez que nos dizem «bom-dia»; deixo aqui uma mensagem para todos: REVOLTEM-SE! Neste dia anti-tabágico acendam um cigarro em locais proibidos e atirem o fumo para cima das pessoas!

x disse...

Redimir-te-às....por enquanto vai pecando....faltam 6 meses apenas!!!
Um dia destes acordas e descobres que afinal até gostas de fruta, de ir à praia...

A Bruxa das PAPs disse...

Calma, calma, não se enervem... As maçãs são um óptimo alimento, sr. Desgraça! E uma saladinha? Hmmmm.... Já quanto à praia... depende dos dias.

miguel graça disse...

Queridas amigas e estimadas colegas,
Que são muita coisa mas não serão cegas.
Mais depressa ver-me-ão vestido de saia
Do que a meio do Verão a comer fruta na praia.

Conde Gonçalo Carvalho disse...

E eu a pensar que só o Carranca é que era poeta... :)

A Bruxa das PAPs disse...

Estou a pensar lançar um novo, desta vez, grandiosíssimo concurso de trovas...

Anónimo disse...

bemmm! O blog ficou ainda mais engraçado e mais interessante!

Gaius disse...

LolololololoL!!!! (para quem não sabe o que significa "LOL", é apenas uma abreviação do termo inglês Laughing out laud, muito usado pelos "jovens netmaníacos")
Vou oferecer ao Professor Poeta Miguel Graça um raminho de bróculos!
(Tentativa de Saudabilização)

A Bruxa das PAPs disse...

Oh, imperador! Ai, ai! É "abreviatura" e é "loud"! E é "expressão" e não "termo".
E, já agora, eu também quero contribuir para o molho de bróculos!

Gaius disse...

Ai! São tantos erros que me sinto um analfabeto...Que vergonha...Já não sou capaz de comentar mais nos blogs depois disto... Oh ZEUS!

Gaius disse...

Quanto aos bróculos, está combinado! =P

A Bruxa das PAPs disse...

Não, imperador, não é a desistir que se conquistam impérios! Vá mas é aprender a escrever português sem erros e volte sempre. Os seus comentários são muito bem vindos!

Gaius disse...

Dizendo assim a professora até me põe constrangido! Tenho assim tantos erros? =P

A Bruxa das PAPs disse...

Um brasileiro constrangido é uma impossibilidade matemática... E eu disse (e cito) "os seus comentários são muito bem vindos". Quanto aso erros... a coisa resolve-se, esteja descansado! Vá praticando!