terça-feira, maio 8

E mais um Dia Mundial...

Parece que andamos a fazer colecção…
Hoje celebram-se a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho, as duas vertentes de um imenso esforço de apoio às populações desfavorecidas, vítimas de calamidades naturais ou da tragédia da guerra, no mundo inteiro.
Criada por Henri Dunant em 1863 e reconhecida em 1864, quando da assinatura da primeira Convenção de Genebra que estabelecia os direitos dos doentes e prisioneiros de guerra, a organização é de inspiração cristã, tendo adoptado o símbolo da cruz. Mais tarde, para poder trabalhar em países muçulmanos dando assim corpo à sua proclamada neutralidade face a credos e raças, a Cruz Vermelha adoptou o símbolo do crescente e modificou o seu nome. Este ano, finalmente, face aos crescentes problemas ideológicos e religiosos nas muitas partes do mundo em que desenvolve a sua acção, adoptou ainda o símbolo do cristal vermelho, absolutamente neutro em termos ideológicos e religiosos. O Comité Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho já foi um dos laureados com o Prémio Nobel da Paz, que recebeu por quatro vezes, em reconhecimento da importância e do mérito da sua actividade.
Mas a Cruz Vermelha presta também, entre outros, cuidados de saúde. Nesse espírito, e como a Bruxa só quer o melhor para vocês, aqui vai mais um exercício de ginástica...

Sem comentários: