quinta-feira, maio 24

Lenda da origem do chá...

A história começou na China antiga, há mais de 5.000 anos. Segundo a lenda, o imperador Shen Nung era um governante hábil, um cientista criativo e patrocinava as artes. As suas leis esclarecidas incluíam, entre outras coisas, a obrigatoriedade de, por razões de higiene, se ferver toda a água para beber. Num dia de Verão, estando ele de visita uma região remota do seu reino, parou para descansar com a sua corte. Obedecendo à lei, os criados começaram a ferver água para a corte beber. Durante o processo, caíram no recipiente umas folhas secas de um arbusto próximo e o líquido adquiriu uma cor castanha. Sendo um cientista, o imperador interessou-se por esse líquido, bebeu uma parte e considerou-o muito refrescante e agradável. E foi assim que, segundo a lenda, se criou o chá. Para saberem mais da sua história, deitem aqui uma espreitadela.

E qual era então o nome do arbusto que assim deixou cair algumas folhas e inventou uma bebida tão agradável e que goza de justa popularidade mundial? Era uma camelia sinensis, um arbusto que cresce em variadas partes da Ásia. Em Portugal, também os Açores produzem a planta a partir da qual fazemos tão deliciosa bebida. E nem vou argumentar com os variados benefícios do chá!


Em 1662, a princesa portuguesa Catarina de Bragança casou com o rei de Inglaterra, Carlos II e no dote levou,

entre outras coisas, o hábito de beber chá que os marinheiros do seu país traziam do outro extremo do mundo. E é um texto escrito a partir da vida desta mulher que agora podem ir ver ao Museu Conde Castro Guimarães: A Rainha do Chá. Vá lá, gente... vem aí o fim-de-semana e ir ao teatro vale sempre a pena!

Sem comentários: