segunda-feira, maio 14

Dicas para bem pôr uma mesa...

A pensar nas aprendizas que vão desempenhar os papéis de Empregadas de Mesa, aqui vão algumas informações retiradas do Serviço Português de Gastronomia e Hotelaria.

Antes de mais nada, o diagrama de uma mesa bem posta:
E a mesa pronta:


Os copos colocam-se pela seguinte ordem, da direita para a esquerda: vinho branco (1º), vinho tinto (2º) e água (3º). Se servir como digestivo, ou aperitivo um licor, vinho do Porto ou champanhe, devem estar colocados a seguir.

Os pratos de pão colocam-se do lado esquerdo. Não se devem sobrepor pratos na mesa. Só há excepção para o prato da sopa e para o prato de doce, que pode estar sobre o da fruta. O prato é servido pela direita e retirado pelo mesmo lado. Não se deve afastar o prato quando se acaba de comer. Os talheres usados devem ser colocados inclinados, sobre o lado direito.


Os talheres colocam-se junto de cada prato por ordem de utilização. O gume das facas deve estar virado para o prato. Os garfos são colocados à esquerda e as facas à direita, bem como a colher da sopa. Na parte superior do prato devem ser colocados os talheres de sobremesa. A faca deve estar mais próxima do prato, com o cabo para o lado direito, o garfo fica ao contrário, seguido pela colher, também com o cabo para a direita.

As regras de colocar o guardanapo sobre a mesa são variadas, mas saiba que o mais correcto é colocá-lo bem dobrado e engomado à esquerda do prato. Quando o usar deve ser aberto e colocado sobre o colo. No final da refeição coloca-se sobre a mesa, sem ser dobrado. Os guardanapos devem ser da mesma cor que a toalha.

E, por fim, uma mesa de festa:

2 comentários:

Anónimo disse...

ATENÇÃO!!! isto é importante... o guardanapo usa-se à ESQUERDA!!! nunca é demais esclarecer estes pequenos mas muito relevantes pormenores :)) acho que vou imprimir isto e mostrar a certas e determinadas pessoas...

A Bruxa das PAPs disse...

Que engraçadinha! Desta vez cacei-te! E sempre quero ver quem são as pessoas a quem vais mostrar o que imprimires! Não as conheço, de certeza!
Xoxos!