domingo, abril 29

A dançar é que a gente se entende...

A dança moderna nasceu quando os bailarinos profissionais rejeitaram os constrangimentos do ballet clássico e apresentaram espectáculos baseados na expressão individual e nas ideias que tinham sobre o que consideravam ser o movimento livre.

Durante o séc. XX, o ballet ganhou em variedade, profundidade e requinte, aperfeiçoando a sua técnica incomparável e espalhando-se por muitos países que até então, não tinham qualquer contacto comesta forma de arte.
As danças de salão adquiriram novos adeptos e novos métodos e expandiram-se em novas modas de dança que agarraram os jovens deste mundo como, por exemplo, o rock'n'roll e o disco. Foi um século de renascimento e “nascimento” da dança.
Prof. Alkis Raftis, Presidente do Conselho Internacional da Dança.


O Dia Mundial da Dança foi estabelecido em 1982 com o propósito de chamar a atenção para a arte da dança. Comemora-se no dia 29 de Abril. Nesse dia, pede-se às companhias de dança, às escolas de dança, às instituições e indivíduos que organizem actividades destinadas a um público mais vasto do que o habitual.
O Conselho Internacional da Dança é a organização oficial que tutela todas as formas de dança, em todos os países do mundo.
É uma Organização Não-Governamental sem fins lucrativos, fundada em 1973, na sede da UNESCO, em Paris, onde tem o seu quartel-general.

O seu objectivo é funcionar como um fórum mundial, unindo instituições nacionais e locais, assim como indivíduos que pratiquem a dança. Representa os interesses do mundo da dança em geral e, de acordo com isso, funciona como consultora de governos e agências internacionais.


Sem comentários: