segunda-feira, abril 23

Uma vitela assada que não desaparece...

"Começou-se então a sobremesa: a D. Josefina, muito contente, com a alegria de quem vai fazer uma surpresa depois de ter visto desaparecer todo o leite-creme, todo o arroz doce, e toda a sopa-doirada… levantou-se muito lépida e foi lá dentro, ao quarto de sua cunhada, buscar a lampreia imprevista, com que ela resolvera brindar o neófito na pessoa de seu mano Justino.
E foi, e quando todos, já esgotados os doces, se atiravam às frutas com um apetite de quem come o jantar, a D. Josefina apareceu a correr:
- Esperem aí! Esperem aí! Ainda aqui está isto, que eu ofereço ao meu mano em acção de graças por seu filho ter sido hoje feito cristão.
E apresentou no meio da mesa, ante o espanto geral, a terrível peça de vitela assada.

Era de mais. D. Palmira, que a fechara à chave no quarto de sua filha, olhava irada para D. Josefina, que a olhava também colérica por ela ter ido pôr, sem lhe dizer nada, a vitela ao pé da sua lampreia, ocasionando assim aquele ridículo equívoco.
[…]
- Nada… está provado que o único meio de acabar com ela é comê-la. Vamos a isto.
E pôs-se a comer a vitela como quem estava atacado de fome canina.
Justino deitou-lhe um olhar irado – já se habituara a contar com aquela vitela para o jantar do dia seguinte – enquanto o conselheiro, […] aprovava rindo a resolução do recebedor e se atirava também ao assado.
E o Dr. Fromigal seguiu o conselheiro, e as meninas Torres seguiram o Fromigal, e a vitela desapareceu num momento, apesar de ter vindo já depois dos doces e no meio das frutas”.


Gervásio LOBATO, Lisboa em Camisa

Uma amiga da Bruxa, que lhe mandou o excerto que acabaram de ler, também a informou de que Gervásio Lobato é outro autor que nasceu no dia 23 de Abril... de 1850! Este é português!

2 comentários:

Anónimo disse...

Venho por este meio insurgir-me contra este tipo de posts!!!
São um atentado ! Uma afronta !
Apesar de vegetariana ainda aqui encontro muita coisa a que botaria o dente!!!!
Sinto-me perseguida !
Acho até que o mundo conspira conta mim....uma PAP que tinha logo de se chamar "A Cozinha" !!! Pior mesmo seria " Um frígorífico carregadinho de queijos" (aposto que alguém escreveu esta peça e que o fez a pensar nesta pobre mortal... Continua a fazer os teus bruxedos , vá e para te redimires, de seguida manda-me para o teu ginásio !!!

A Bruxa das PAPs disse...

OK, eu levo-te para o meu ginásio! Quando queres vir?
E não desesperes, oh Mestra das Laringes!, o queijo ainda há-de aparecer... Lá para as bandas dos primeiros ensaios...