segunda-feira, abril 23

Dia Mundial do Livro...

No dia 23 de Abril de 1616 morreram três autores importantes da literatura mundial: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, o escritor e historiador peruano. Ainda no dia 23 de Abril nasceram outros escritores como Maurice Druon (1918, Paris), Haldor K. Laxness (1902, Reykjavik - m. 1988), Vladimir Nabokov (1899, S. Petersburgo - m.1977), e morreram o catalão Josep Pla (n. Palagrugell, 8 Março 1897 – m. 1981 Llofriu) e o colombiano Manuel Mejía Vallejo (n. Jericó, 1923 – m. El Retiro, 1998). Por isso, não é de espantar que, quando quis escolher um dia para celebrar a leitura e a defesa dos direitos de autor, a UNESCO se tenha decidido por esta data.
Em 1995, na Assembleia Geral da UNESCO realizada em Paris, a organização decidiu prestar tributo aos livros e aos autores, encorajando todos, em especial os mais novos, a descobrirem o prazer da leitura e a ganharem um maior respeito pela contribuição de todos aqueles que, com a sua criatividade, aumentam o nosso património cultural, contribuindo assim para o desenvolvimento do espírito humano. A UNESCO criou não só o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, como criou o prémio UNESCO de Literatura Infanto-Juvenil em Defesa da Tolerância.
Portugal também comemora o dia com a campanha Leia Mais. Viva Mais e outras iniciativas, cujo programa podem encontrar aqui. Esta campanha conta com o patrocínio de cerca de 180 Câmaras Municipais, espalhadas por todo o país. Infelizmente, e segundo dados do Instituto Português do Livro e da Leitura, a de Cascais não faz parte da lista, se bem que assinale o Dia Mundial do Livro com a realização de um Mercado do Livro.



Sem comentários: