sexta-feira, abril 6

Páscoa(s) na Cozinha...



A Páscoa, festa da ressureição de Cristo, tem origens muito antigas: as festividades que estão na sua origem celebravam o renascer da terra na Primavera, após o longo sono de Inverno: daí as tradições em torno dos ovos, uma vez que estes eram o símbolo da ressurreição, a promessa de novas vidas. Os ovos pintados são uma tradição muito importante em muitos países, muitas vezes associados ao coelho da Páscoa, também ele símbolo da fertilidade que se desejava para a terra.

No calendário judaico, a Páscoa – Pesach (passagem) – marcava o dia da fuga do povo judeu do Egipto, a caminho da Terra Prometida. Por isso, a ceia – borrego e pão ázimo – era comida de pé, como forma de simbolizar os preparativos para essa viagem tão importante na história do povo judeu. As tradições associadas à festa da Páscoa são muitas e variadas, religiosas e pagãs. Uma das mais curiosas será talvez a dos “chapéus de Páscoa” que se cumpre nos EUA.
Em Portugal, e para voltarmos para a Cozinha, as tradições gastronómicas incluem os folares: bolo de massa seca, doce e ligada, feita de farinha de trigo, ovos, leite, axeite, banha ou pingue, açúcar e fermento, condimentada com canela e erva-doce, encimado por um ou vários ovos cozidos, inteiros e em certos lugares tingidos, meio incrustrados e visíveis, sob as tiras de massa que os recobrem. Em Castelo de Vide, os folares assumem formas variadas, sendo uma das mais populares os lagartos com olhos feitos de feijão frade. Outro alimento muito consumido em Portugal nesta época é o cabrito, preparado sobretudo no forno.
É também tradição oferecerem-se ovos de chocolate e amêndoas. Estas são consideradas anúncio da Primavera: é um pouco antes desta altura que as amendoeiras se cobrem de flores, proporcionando espectáculos de rara beleza em várias zonas do país...
Para mais algumas informações sobre as tradições pascais portuguesas, vão aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma lição * Obrigada

Anónimo disse...

Todos os anos como folar algarvio, este ano não vou para o algarve não vou comer!!! :'(