quarta-feira, janeiro 31

Oiça Lá Ó Senhor Vinho


Oiça lá ó senhor vinho,
vai responder-me,
mas com
franqueza:
porque é que tira toda a firmeza
a quem
encontra no seu caminho?

Lá por beber um copinho a
Mais
até pessoas pacatas,
amigo vinho, em desalinho
vossa mercê faz andar de gatas!

É mau
Procedimento
e há intenção naquilo que faz.
Entra-se
em desequilíbrio,
não há equilíbrio que seja capaz.

As leis da Física falham
e a vertical
de qualquer lugar

oscila sem se deter
e deixa de ser
perpendicular.

"Eu já fui", responde o vinho,
"A
folha solta a brincar ao vento,
fui raio de sol no
firmamento
que trouxe a uva, doce carinho.

Ainda
guardo o calor do sol
e assim eu até dou vida,
aumento
o valor seja de quem for
na boa conta, peso e medida.

E só faço mal a quem
me julga ninguém
e faz
pouco de mim.
Quem me trata como água
é ofensa,
pago-a!
Eu cá sou assim."

Vossa mercê tem
Razão
e é ingratidão
falar mal do vinho.
E a
provar o que digo
vamos, meu amigo,
a mais um
copinho!

Alberto Janes para a voz de Amália Rodrigues

4 comentários:

Anónimo disse...

xeeee a pinga parece ser da boa, e da pesada...ou melhor da leve, daquela que a gente bebe e ficamos...uiui!!loool

Anónimo disse...

ai a bela da pinga, as vezes serve...outras para alegrar o coraçao....lolol!

Anónimo disse...

ai a bela da pinga, as vezes serve...outras para alegrar o coraçao....lolol!

Anónimo disse...

Curioso...realmente existe quem beba vinho como quem bebe água e o vinho castiga por isso! Sentindo-se ofendido. Para quem não sabe o vinho não nasce em garrafas é preciso fazer-se a vindima para ele ser aquilo que as pessoas tanto gostam de beber.