sexta-feira, janeiro 19

Tragédia

Aristóteles: Imitação de uma acção de carácter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com as várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes [do drama], [imitação que se efectua] não por narrativa, mas mediante actores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções.
“VI. Definição de tragédia. Partes ou elementos essenciais.” Poética

Séc.s XIX e XX: o conceito desdobra-se e multiplica-se. Na impossibilidade de descrever todos, aqui ficam alguns apontamentos: a tragédia foca-se na família, unidade central da sociedade e se a vida familiar se apresenta doente e corrupta pode minar a nossa confiança na possibilidade de qualquer ordem coerente na sociedade. Em comum com a tragédia clássica tem a exploração da dor de um mundo em que as ficções de uma ordem social racional já não se podem manter. O herói, muitas vezes anti-herói, com frequência se vê confrontado com o pior de si próprio, ao mesmo tempo que se vê confrontado com o que de pior existe no mundo que habita. Daí uma sensação de vazio num mundo que, muitas vezes, se sente como absurdo.

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