Aristóteles: Imitação de uma acção de carácter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com as várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes [do drama], [imitação que se efectua] não por narrativa, mas mediante actores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções.
“VI. Definição de tragédia. Partes ou elementos essenciais.” Poética
Séc.s XIX e XX: o conceito desdobra-se e multiplica-se. Na impossibilidade de descrever todos, aqui ficam alguns apontamentos: a tragédia foca-se na família, unidade central da sociedade e se a vida familiar se apresenta doente e corrupta pode minar a nossa confiança na possibilidade de qualquer ordem coerente na sociedade. Em comum com a tragédia clássica tem a exploração da dor de um mundo em que as ficções de uma ordem social racional já não se podem manter. O herói, muitas vezes anti-herói, com frequência se vê confrontado com o pior de si próprio, ao mesmo tempo que se vê confrontado com o que de pior existe no mundo que habita. Daí uma sensação de vazio num mundo que, muitas vezes, se sente como absurdo.
“VI. Definição de tragédia. Partes ou elementos essenciais.” Poética
Séc.s XIX e XX: o conceito desdobra-se e multiplica-se. Na impossibilidade de descrever todos, aqui ficam alguns apontamentos: a tragédia foca-se na família, unidade central da sociedade e se a vida familiar se apresenta doente e corrupta pode minar a nossa confiança na possibilidade de qualquer ordem coerente na sociedade. Em comum com a tragédia clássica tem a exploração da dor de um mundo em que as ficções de uma ordem social racional já não se podem manter. O herói, muitas vezes anti-herói, com frequência se vê confrontado com o pior de si próprio, ao mesmo tempo que se vê confrontado com o que de pior existe no mundo que habita. Daí uma sensação de vazio num mundo que, muitas vezes, se sente como absurdo.
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