segunda-feira, janeiro 22

Para animar a semana...

Canção de Mesa

Embora não muito comum em Portugal, em certos países como a França, os convivas cultivam o hábito, bastante antigo, de cantar à mesa após a refeição.
Esta é, ao que tudo indica, uma prática ancestral, proveniente de outras regiões e documentada desde a época romana e grega. Entres estes povos os banquetes terminavam com verdadeiros espectáculos. Também na Idade Média o banquete era celebrado com festins que acompanhavam toda a refeição.
Contudo, a verdadeira “Canção de Mesa” nasceu no século XV com Olivier Basselin, um normando amante da sidra, do vinho e dos prazeres da mesa, que criou o vaux de vire, expressão de que derivou mais tarde o termo Vaudeville. Neste tipo de canções verificamos a existência de incitamentos ao comer e beber e interrupções destinadas a permitir um gole de uma bebida. Têm melodias simples e variadas, fáceis de cantar. A grande época da “Canção de Mesa”, em França, situa-se no período do Império e da Restauração, no século XIX. Cantava-se à mesa, à sobremesa, por vezes canções para beber. Havia também as cantigas de festa e de casamento. Surgem pouco depois os jantares cantantes, os jantares de solteirões, os jantares de amigos, etc. Com as mudanças de hábitos, cantar à mesa passou a ser encarado com um acto pequeno burguês e mesmo vulgar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Em Portugal não se canta à mesa???!!!

Então de onde é que vem a canção "vamos brindar com vinho verde para que eu possa cantar"...?

LOL xD

A Bruxa das PAPs disse...

Pois... em Portugal canta-se DEPOIS da mesa... quando já se bebeu MUITO vinho verde!