quinta-feira, janeiro 18

Receita para um Exercício de T.P.T.

Ingredientes
100 gr. de Ajax
100 gr. de Medeia
100 gr. de Hipólito
1 Prometeu Agrilhoado
1 Ifigénia em Áulide
1 tragédia clássica
1 Euménides
1 dl. de Édipo tinto
1 Agamémnon

Salada
Folhas de Troianas variadas
1 molho pequeno de Antígona

Molho
2 c. sopa de Eurípides
1 c. sopa de Sófocles
1 c. de sobremesa de Esquilo

Confecção
Picam-se grosseiramente o Ajax, a Medeia e o Hipólito. Tiram-se os grilhões ao Prometeu. Espalma-se bem. Limpa-se a tragédia de peles e ossos, abre-se com uma faca afiada e retira-se o coro. Estufam-se os 300 grs de tragédias picadas num refogado de Euménides em cubos pequenos com alho. Refresca-se com o dl. de Édipo tinto. Quando tiver evaporado quase todo, recheia-se a tragédia com este picado e fecha-se com fio de culinária. Vai ao forno numa cama de Agamémnon em juliana e uma Ifigénia, limpa de Áulide, às rodelas.
Assa durante muitas horas de ensaios, virado de vez em quando pela mão do professor. Regar com conselhos, indicações e exercícios. Quando estiver quase assado, estende-se por cima o Prometeu espalmado e pincela-se com gema de ovo. Volta ao forno a corar, durante 10 minutos. Quando estiver bem dourado, retira-se do forno e deixa-se repousar durante um ensaio geral.
Entretanto, numa tigela pequena, juntam-se e batem-se bem o Eurípides, o Sófocles e o Ésquilo.
Fatia-se o assado e emprata-se, dispondo três fatias no centro de um palco, rodeadas de uma salada de Troianas e Antígona, temperada com Fedra, Sartre e pimenta. Fazer passar um fio do molho na borda do palco, de forma a criar uma moldura que rodeie os alimentos. Finalmente, polvilha-se com um pouco de Racine, moído no momento, Serve-se bem quente a um grupo de comensais.
Bom apetite!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem gostei da receita! Já provei o cozinhado e não me pareceu de todo mal. Apesar de achar que falta sempre um ingrediente aqui e ali. Mas como em tudo na vida, nem tudo pode ser perfeito.
Agora fico a espera da sobremesa da casa, que este ano foi renovada e inovada, chama-se Hamlet, e espero que agrade a todos os comilões e esfomeados que irão p’lo TEC aparecer para devorar esta ‘achocolatada’ e amarga sobremesa.
Esta sobremesa conta com os seguintes ingredientes:
-1 lata de Hamlets condensados;
- 1 pacote de Rainhas (Magras, Meio-gordas, e infelizmente não temos gordas para os apreciadores de rainhas gordas);
- 1 Kg de Rei;
- 1 pacote de 200g de Polónio
- 1/2 pacote de 200g de Polónio (Laertes);
- 1 topping de Horácio;
- 1 topping de Ofélia;
- Umas pepitas de ‘Elsinorienes’.

Mistura-se tudo muito bem: os Hamlets, as Rainhas, o Rei, o Polónio e o Laertes, com a técnica de bater Grotowsky, e para cobrir toda a sobremesa, metem-se por cima os toppings de Horácio e Ofélia. Para finalizar polvilha-se com as pepitas de ‘Elsinorienses’. E vão ver como esta sobremesa vos vai saber, a Gerzy Shakespeare

Marcos Araújo, 2ºB 2007
(Texto corrigido)

stigmaticwinky disse...

que vontade de comer isso