sábado, fevereiro 24

As coisas que vocês comem... 2

Origens da mayonnaise

A origem deste molho é controversa. Existia já um certo número de molhos do mesmo género antes do séc. XVIII como, por exemplo, o aïoli e a bayonnaise. A mayonnaise entra na História com o nome de Mahonnaise, a meio do séc. XVIII, como recordação da tomada da fortaleza de Port-Mahon na Menorca (Baleares) por Louis-François-Armand du Plessis de Richelieu. Confrontados com a escassez de bens alimentares, os cozinheiros do exército francês tiveram de se contentar durante algum tempo com ovos e azeite. Foi assim que, por acaso, surgiu a primeira mayonnaise. O regresso do exército a França, onde não se conheciam outros molhos que não os ligados (com natas, por exemplo) e cozinhados (como o molho branco), ofereceu novas possibilidades à cozinha francesa, graças a este molho que é apenas batido , «à la mode de Richelieu». No séc. XIX, o grande chef Carême confere um novo estilo mais ligeiro e requintado à cultura gastronómica. A sua mayonnaise «suave e dliciosa» será frequentemente mencionada em escritos da época, e ele tornou-a famosa por toda a Europa até à Inglaterra e à Rússia.
Hoje em dia, a mayonnaise faz parte integrante dos nossos hábitos culinários. Tornou-se indispensável em inúmeras preparações, quer seja em saladas, sanduíches, espargos ou para acompanhar carne ou peixe. É ainda utilizada para decorar pratos, tornando-os mais agradáveis.

1 comentário:

Anónimo disse...

Odeio maionese. Tenho um trauma com maionese estragada e, seguno o que ouvi falar por aí, não sou a unica!
Já para não falar na quantidade de ovos que aquilo leva! Que horror! Se eu começe maionese provavelmente morria, LOL! Se como 1 ovo em 2 meses é muito! xD
Fiquem Bem...
Bloody Kisses