quinta-feira, fevereiro 22

Ó limão, ó verde limão...



...amor da minh'alma
dá-m'a tua mão!

O limão... conhecem o limão? Ia nas caravelas para prevenir o escorbuto. E porque é que nos esquecemos dele? Pois é... Não pode ser! É que o limão é muito útil.

Em sumo, puro, ajuda nas afecções e dores de garganta e aftas porque tem uma poderosa acção antibacteriana. O sumo de um limão, misturado num pouco de água quente, bebido em jejum, dizem os naturalistas, estimula o fígado e o pâncreas. Os limões são ricos em bioflavonoides, limoneno e mucilagem, sendo esta última um benéfico protector das paredes do estômago e do tracto intestinal. Sumo de limão quente, com mel, ao deitar, é um remédio clássico para tosses e constipações. Puro, limpo de impurezas, aplicado com uma cotonete nas borbulhas com pus, é um poderoso bactericidade e combate bem o acne; diluído em água quente em partes iguais é uma excelente loção de limpeza da cara (depois das (des)maquilhagens!). Para quem sofra de frieiras - e não tenha a pele estalada! - esfregar uma rodela de limão com sal ajuda a acalmar a pele.

Tudo isto se deve, em grande parte, à quantidade de vitamina C que existe em cada limão. Ia nas caravelas, lembram-se? Contra o escorbuto? É que o escorbuto deve-se a uma carência da dita vitamina C.

Além disso, o chá da casca do dito com uma colher de mel faz milagres a uma voz cansada.

Bute lá beber limão. E repito: não, não faz mal ao estômago...


Mas o limão ainda tem outras qualidades escondidas: com ele podem iluminar o mundo. Aqui vai, então, a receita:


Ingredientes:

1 clip
1 moeda de cobre (1, 2 ou 5 cêntimos)
2 fios de cobre
1 lâmpada tipo led

Execução:

Enrolem uma ponta de cada fio ao clip e à moeda.
Espetem o clip e a moeda no limão.
Juntem as outras duas pontas dos fios na base de uma lâmpada fraquinha. Acende, vão ver!

3 comentários:

Anónimo disse...

Uhmmm que bela ideia para fazer luz onde ela não existe! Acho que vou umsa quantas coisas destas em cabeças de amigos e colegas meus!
Que me diz bruxinha!!

Anónimo disse...

O Limão pode não fazer mal ao estomago, pode fazer bem á voz e até pode dar luz, mas eu não como limões porque os limoeiros estão cheiros de aranhas! Falo por experiência propria pois teno 1 no quintal da minha avó. Apanhar 1 limão é um autêntico filme de terror!

A Bruxa das PAPs disse...

Oh, minha rica Lady! As aranhas não fazem mal - ia dizer a uma mosca, mas às moscas fazem: comem-nas! - a ninguém com duas pernas. Além do mais, reza a tradição que encontrar uma aranha dentro de casa é sinal de dinheiro. Além do mais, qual será a Bruxa que se preza que não encontra boa companhia nas aranhinhas, aranhiços e aranhões? Coma lá os limões! Além do mais, pode sempre comprá-los no supermercado, praça, loja de conveniência ou mercearia da zona. E até mesmo lavadinhos, encerados e embrulhados em filme para alimentos!