quarta-feira, fevereiro 21

Qual é coisa qual é ela...?

No seguimento do anúncio de novas e variadas atracções deste cantinho da blogosfera, decidiu a Bruxa lançar um concurso de adivinhas e provérbios. Ao longo dos próximos meses serão aqui publicados, alternadamente, provérbios para completar e adivinhas para… adivinhar. A única ajuda que têm é que as respostas estarão SEMPRE relacionadas com alimentos, utensílios de cozinha, costumes ligados à agricultura e outros elementos relacionados com o tema que nos prende e que dá o nome a este espaço.
Agora, o mais importante: no fim da publicação de toda a série – lá para os lados do final de Maio, início de Junho – serão publicados os vencedores deste desafio. E haverá três: para quem tiver resolvido mais adivinhas, para quem tiver completado mais provérbios e para o génio que tiver mais respostas certas nas duas categorias. Escusado será dizer que haverá um prémio bruxal à espera de cada um dos três. Neste desafio não interessa quem acerta primeiro mas quem acerta MAIS. Ou seja, pelo facto de existir já uma resposta, não quer dizer que, primeiro: esteja certa, e segundo: não possa haver repetições. Por isso, não desanimem e tentem a vossa sorte.
A competição é aberta a toda a comunidade da EPTC e a forma de participar é fácil: a partir dos comentários – sempre identificados – poderão fazer as vossas propostas. No fim, saberão as respostas certas.
Aqui fica o primeiro desafio:

ADIVINHA:

Sou um fruto de Outono.
Quando chego a amadurecer,
dou um trabalhão ao dono
se ele me quiser comer.

PROVÉRBIO:
Não há mau pão… ??????

18 comentários:

Anónimo disse...

Advinha: Castanha?

Sofia disse...

Gosto muito de provérbios; foi uma óptima ideia!

Provérbio:

"não há mau pão para boa fome"

Adivinha:

Noz (a castanha é uma boa hipótese, mas a noz dá mais trabalho...)

Anónimo disse...

E tenho a certeza que o juri vai favorecer os primeiros a responder, claro. :D

Anónimo disse...

pS. Eu já tinha advinhado o provérbio (ou proverbiado o provebio) mas, infelizmente, o comentário não entrou.
É, portanto uma grande injustiça.
Desisto.

Anónimo disse...

ps2. parecendo que não, a castanha dá muito mais trabalho nos nossos dias.
A noz, com uma boa martelada, vai logo lá. Já as castanhas, as mais safadas, dão muito mais trabalho, entram as peles para as unhas, e dão comichão no nariz.
Ganhei e ponto final.

Anónimo disse...

O fruto da adivinha é a Uva.

Não há pão que não mate a fome.

A Bruxa das PAPs disse...

Oh, LL, seja lá quem você for: este júri segue as regras e já disse que a ordem não tem a mínima importância. O que interessa é DAQUI A UNS MESES - quando o desafio acabar - saber quem tem MAIS respostas certas. Na altura, a Bruxa publicará as respostas TODAS e poderão conferir. Aqui, jogo escondido só mesmo as minhas poções!

Anónimo disse...

Eu sei o provérbio ao contrário : À boa fome, não há mau pão.

Tendo em conta que este começa com " Não há mau pão..." ficará:

Não há mau pão à boa fome!

LOL

xD

O prémio são chocolates? :P

Sofia disse...

Concordo com o Lobão; acho que as primeiras respostas deviam ser favorecidas. Não porque tenha sido a primeira a responder ao provérbio, mas porque depois da resposta dada, qual é a graça de responder? E, depois de respondido, na maioria dos casos, pode tornar-se um tanto ou quanto fácil dar a seguinte resposta...

Ps1. A mim, nem a noz nem a castanha me dão trabalho porque faço questão de não ingerir nenhuma dessas coisas. Só acho que a noz é pior porque quando aquilo se parte já nem se sabe o que é casca e o que é noz... e como sabe tudo ao mesmo, continuamos sem saber.

Ps2. O provérbio começa por "Não há MAU pão..."

Um bem haja, minha gente!

Sofia disse...

Ah, eu disse que era o Lobão, mas foi apenas uma dedução instintiva por ver o LL.
Corrijo então: No comentário anterior, onde se lê "Lobão", devia ler-se "LL".

Ps. O Ps2 era para o Fernando e não para a Lady Darkness, porque me parece que ele se enganou.

Posto isto, vou visitar outros blogs, que já são poucos nos dias que correm...

Anónimo disse...

A solução da adivinha é: a noz.

Anónimo disse...

dedução inteligente. o LL é, de facto o "Lobão", seguindo o exemplo de outros alunos da EPTC que fizeram nome com as iniciais repetidas do seu nome.
(não acredito que acabei de falar na 3ª pessoa).

A Bruxa das PAPs disse...

Bom... lá venho eu outra vez esclarecer as massas: "depois da resposta dada, qual é a graça de responder?" E quem lhe garante que a resposta está certa? Eu não disse qual é a solução... ou disse? Por isso, podem continuar a tentar! Quanto ao prémio: não são chocolates, não. Tenho de zelar pela saúde dos meus colaboradores e o chocolate faz cáries! E não se pode comer antes de ir para cena porque faz salivar imenso. (Deixo o resultado deste facto à vossa imaginação!)
Já quanto ao LL, acho que fez muito bem: terceira pessoa ou não, se o seu nome tem essa dupla consoante, porque não usá-la? E esqueça os outros alunos da EPTC!

Gaius disse...

epah hoje em dia é tão difícil saber quando é outono ou primavera...O aquecimento global fez tudo desandar...
Portanto se me dão licença vou responder a adevinha: acho que são os marmelos visto ser preciso cozinhar e tudo o mais... Mas os marmelos não são nada poéticos, por isso acho que estou errado.

O provérbio... Não faço a mínima ideia mas vou tentar também: Não há mau pão para um bom ladrão!

Que horror...

Anónimo disse...

proverbio:---nao ha boa fome filipa 3A

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

poix n á boa fome...

A Bruxa das PAPs disse...

Caro/a anónimo/a,
lamento mas este concurso já era. Os prémios foram atribuídos em Julho de 2007.
Beijinhos & abraços