terça-feira, fevereiro 20

As coisas que vocês comem...



Ketchup – Também escrito Catsup, é um condimento líquido condimentado muito utilizado no mundo ocidental por influência directa dos EUA e Inglaterra. O Ketchup americano é um puré adocicado feito de tomates, cebolas e pimentos verdes, temperados com vinagre, sal e especiarias e que é “despejado” em cima de tudo, especialmente carne e batatas fritas.
O Catsup já existia muito antes de os americanos saberem o que é um tomate. Originário do Extremo Oriente, era um molho de peixe avinagrado e soja. O molho foi trazido para a Europa por marinheiros holandeses e ingleses. Aqui lhe juntaram os cogumelos. Não se sabe com precisão quando e onde se teve a ideia de juntar o tomate. Com o tempo, o peixe desapareceu da composição e o molho de cogumelos ganhou autonomia.
A palavra surge dicionarizada pela primeira vez em 1690 em A New Dictionary of the Terms Ancient and Modern of the Canting Crew, definida como "um molho da Índia Oriental".
Em 1801, surge pela primeira vez uma receita de ketchup num livro de cozinha americano, The Sugar House Book. Mas é a partir de 1876, quando J. Heinz lançou o seu ketchup que o fenómeno atinge níveis inesperados e uma popularidade que ainda hoje se mantém.

3 comentários:

Anónimo disse...

E hoje em dia quem é que não utiliza ketchup em qualquer coisa? Eu gosto bastante...
Interessante as voltas que ele levou ate ser realmente Ketchup!!!

Anónimo disse...

ketchup é bom... principalmente nos hamburguers da Macdonals, sem ketchup aquilo não presta para nada!

A Bruxa das PAPs disse...

E com ketchup melhoram...?! Não me parece...