quinta-feira, março 8

Dia Internacional da Mulher...



PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO



Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

13 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da aula, beijinhos

Anónimo disse...

Tenho de ser eu a escrever, por isso não acho certo ser um homem, e ainda por cima machista, a deixar um comentário a este texto tão valioso para a afirmação da grandiosidade das mulheres.
Isto é muito brega para um comentário a este blog.

Anónimo disse...

A Rafaela é aldrabosa, mentirona!! Ela só dá graxa!! Eu é que gosto da aula e da PROFESSORA!

Anónimo disse...

Ser mulher é uma grande honra,por isso só me resta deixar aqui um comentário a este texto.
Obrigada professora por ter posto aqui este texto.
Beijos.

Anónimo disse...

A professora está de parabéns por ser a grande mulher que todos reconhecemos que é!! (eu não escrevo assim)

Anónimo disse...

A joana pires é um pires na cozinha! EHEHEHEHE

Gaius disse...

Não não, eu que não sou aluno da professora é que gosto das aulas da professora! Gosto gosto gosto! (amuado) =P
Então quer dizer que não sabia que eu era eu?Ora eu...

Anónimo disse...

Ainda bem que temos uma professora assim que nos ajuda em tudo e explica a origem de cada coisa que há por aí!!Feliz dia da Mulher para todas beijinhos para uma grande mulher chamada Maria João Rocha Afonso

Anónimo disse...

as coisas que tu sabes... muito interessante. E isto é para não dizeres que não comento nada!!! :)

A Bruxa das PAPs disse...

Será que é quem eu penso que é? Que paire então no ar o doce som de... Haydn, Mozart, Schubert, Fauré, Poulenc, Wolf, Mahler, Débussy, Britten e outros compositores de lieder e mélodie... Bem vinda!

A Bruxa das PAPs disse...

Sempre a aprender: o que quer dizer brega? A ignorante Bruxa gostava de saber... façam lá a caridade...

Anónimo disse...

não, não é... :)) ainda que, por incrível que possa parecer, a resposta seja de facto adequada. nunca mais digo nada...

A Bruxa das PAPs disse...

OOOOOoooooohhh! A Bruxa pede perdão à comentadora anterior porque se enganou na sua identidade. Não te vás embora...! Vá lá, comenta outra vez! OOOooooooohhhh! Fico triste...