quinta-feira, março 8

Dramaturgia d' A Cozinha (1)

INTRODUÇÃO
E NOTAS PARA O PRODUTOR

As longas explicações que sou forçado a fazer podem ser irritantes. Lamento, mas são necessárias.
Esta peça é acerca de uma grande cozinha num restaurante chamado Tivoli. Todas as cozinhas, especialmente durante o serviço, enlouquecem. Há a pressa, há as pequenas disputas, resmunguices, falsos orgulhos e pretensiosismo. O pessoal da cozinha, instintivamente, odeia o pessoal da sala de jantar, e todos eles odeiam o cliente. O cliente é o inimigo pessoal. Para Shakespeare o mundo podia ser um palco mas para mim é uma cozinha, onde as pessoas vão e vêm e não podem ficar o tempo suficiente para se compreenderem umas às outras, e onde as amizades, amores e ódios se esquecem com a mesma rapidez com que se fazem.
Arnold Wesker, A Cozinha


Todo o mundo é um palco,
E todos os homens e mulheres meros actores
Que nele têm as suas entradas e saídas.
William Shakespeare, As You Like It (II, vii, 139-141)

Foram estes dois excertos que serviram de ponto de partida para o início da análise dramatúrgica d’ A Cozinha.
- Se a Cozinha é um Mundo, o Restaurante é um Universo
disse eu.
Nesse Universo há quem está dentro da Cozinha (cozinheiros, etc), quem vagueia entre a Cozinha e a Sala de Jantar (Empregadas de Mesa, etc), quem nunca está na Cozinha (clientes) e quem está em todo o lado (o dono do restaurante – Marango – “Ele é um homem, ele é um restaurante”).
Para além disso, falou-se de ódios, de razões para ódios, de ódios instintivos, de mundos que são palcos, de cozinhas que são mundos e, finalmente, ainda se elaboraram textos subordinados ao tema: para Shakespeare o mundo podia ser um palco mas para mim (Arnold Wesker) é uma cozinha. Em suma, creio que foi uma primeira aula interessante q.b. (para utilizar um termo culinário).
Para a semana há mais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, foi uma aula interessante.Gostei de escrever o texto sobre: para Shakespeare o mundo é um palco e para Arnold Wesker é uma cozinha!

A Bruxa das PAPs disse...

Era uma cozinha... Era... Entretanto, o senhor mudou muito de ideias...